Reunião discute Cadastro das Entidades Ambientalistas de Goiás

Reunião discute Cadastro das Entidades Ambientalistas de Goiás

A superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, e o Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rogério Rocha, se reuniram com entidades não governamentais ambientalistas de Goiás cadastradas no CEAMG - Cadastro das Entidades Ambientalistas de Goiás. Na ocasião foi explicado como funciona o cadastro destas entidades no site da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e a importância de validar as entidades a partir do cadastramento que foi criado em 2013.


Rogério Rocha explicou que o cadastro é simples. "É o recomeço de uma mobilização das entidades ambientalistas no Estado de Goiás", afirmou. O pedido de homologação destas entidades será encaminhado para a Comissão Permanente do Conselho, que após aprovada, terá o registro homologado por meio de resolução.


A superintendente Jacqueline Vieira, destacou a importância das entidades serem atuantes em Goiás e possuir o CNPJ registrado no Estado. "É importante que a sociedade civil tenha conscientização da importância de entrar nos Conselhos", disse Jacqueline.

Na ocasião aconteceu a eleição dos Conselheiros e Suplentes do CEAMG constituído por 11 vagas para titulares e 11 vagas para suplentes que vão ocupar o conselho até o final de 2017.


Participaram da eleição representantes das entidades ambientalistas: Verdivale; BIOPRESERV; Osaff Ambiental; Novo Encanto Desenvolvimento ECO; IBRACE; IDESA; Ecoonecta; Aliança da Terra; Fundação César Baiocchi; SABC; Instituto Sol, Instituto VIDA Gestão Ambiental e Municipal; Irrigo.


Durante a reunião, a Analista de Gestão Administrativa, Maria José Onofre, proferiu palestra sobre Controle Social na Gestão Ambiental. Também foi explicado pela assessora, Denise Cambotta, o funcionamento do cadastro destas entidades no site da SECIMA.



CEAMG



O CEAMG foi instuído com o objetivo de manter um banco de dados com o registro das Entidades Ambientalistas não governamentais atuantes em Goiás, cuja finalidade principal seja a defesa do Meio Ambiente. O cadastro pode ser acessado por inúmeros organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, que podem servir das informações disponiblizadas para o estabelecimento de parcerias, habilitação em projetos, convênios e divulgação em geral.